Fevereiro Violeta

6ª Campanha pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas

 

Erradicar o analfabetismo e valorizar a cidadania são os objetivos da Campanha Fevereiro Violeta, mês que contará com banners, propagandas no rádio e na televisão, kits especiais, estandes no horário de pico em pontos movimentados, caminhada com carro de som para chamar a atenção do público para o tema.

A iniciativa faz parte da 6ª Campanha pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas e é organizada pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem a missão de ser referência no ensino de jovens, adultos e idosos e ajudar os alunos a realizarem seus objetivos, através de aulas de EJA e formação profissional.

A cor violeta foi escolhida por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito; substantivos que convergem com a missão da Fundação em possibilitar às pessoas, em qualquer fase de sua vida, a educação.

A campanha não se dirige apenas aos analfabetos. A ideia é que pessoas próximas de quem não teve a oportunidade de estudar e formadores de opinião pratiquem a cidadania e ajudem a incentivar o aprendizado na cidade.

"A campanha pela erradicação do analfabetismo é realizada anualmente, desde 2014 com o objetivo de sensibilizar a sociedade e identificar as pessoas analfabetas para acabar com essa situação em Campinas”, explica José Batista de Carvalho Filho, Diretor Executivo da FUMEC.

No dia 4 de fevereiro será feita a abertura oficial da campanha, na Sala Azul, no quarto andar da Prefeitura Municipal de Campinas.  Há previsão de participação do Exmo. Prefeito Municipal Jonas Donizette, a Presidente da FUMEC Solange Villon Kohn Pelicer, Secretários Municipais, Diretor Executivo FUMEC/Ceprocamp, EPTV Campinas, Vereadores, Autoridades Municipais, Representantes de Organizações Privadas e Terceiro Setor, Profissionais da Educação.

Os eventos continuam até o dia 24 do mesmo mês, quando será realizada a 3ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas, que contará com carros de som, animadores e distribuição de fitas e bexigas violetas na Lagoa do Taquaral. Em 2018 cerca de 1.000 pessoas se juntaram para caminhar e divulgar a causa. Confira a programação completa no final da matéria.

Evolução

A administração municipal tem o objetivo de erradicar o analfabetismo até 2020 e ficar em primeiro lugar entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes que alcançaram esse feito.

Foi pensando nisso que surgiu a Campanha pela Erradicação do Analfabetismo, que gerou grande crescimento no número de jovens, adultos e idosos que buscam se alfabetizar na FUMEC. Em 2013, ano anterior a criação da Campanha, cerca de 2.500 pessoas com mais de 15 anos se matricularam no ensino fundamental I (1° ao 4° ano). Já em 2018 foram 3.802, totalizando 18.824 matrículas no período de 2013 a 2018.

O Diretor da Fundação destaca o sentimento de realização que a equipe da instituição tem com os resultados. “Para nós é gratificante acompanhar o bom desempenho na redução do número de analfabetos a partir da realização da campanha e de outras ações pontuais ao longo do ano”, disse Batista.

Programação

  • 4 a 22 de fevereiro: Estandes de promoção, publicidade e pré-matrícula de pessoas que queiram estudar na FUMEC, além de fomentar os programas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos.
    • Os estandes com cartazes e banners estarão nos principais terminais de ônibus e na rua Treze de Maio entre os dias 04 e 22/02, em dias alternados, nos horários de pico; e, nos dias 09/02 (sábado) e 16/02 (sábado) das 09h às 11h nos dois grandes eventos regionais que serão promovidos pela FUMEC, no Parque Dom Bosco - bairro Vida Nova e Praça Concórdia - distrito do Campo Grande, respectivamente.

 

  • 4 de fevereiro: Abertura Oficial do “MÊS VIOLETA – 6ª CAMPANHA PELA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO DE CAMPINAS”, na Sala Azul, anexo do Gabinete do Exmo. Sr. Prefeito Jonas Donizette. Estarão presentes a Presidente da FUMEC Solange Villon Kohn Pelicer, Secretários Municipais, Diretor Executivo FUMEC/Ceprocamp, EPTV Campinas, Vereadores, Autoridades Municipais, Representantes de Organizações Privadas e Terceiro Setor, Profissionais da Educação  e Membros de Sindicatos e demais convidados.

 

  • 9 de fevereiro: Palco e som no Parque Dom Bosco.
    • Palco e som no parque das 9h às 11h com animadores e promotores da “busca” de alunos para a Fundação, distribuição de laços violeta e tenda de divulgação da FUMEC.

 

  • 16 de fevereiro: Palco e som na Praça Concórdia.
    • Palco e som no parque das 9h às 11h com animadores e promotores da “busca” de alunos para a Fundação, distribuição de laços violeta e tenda de divulgação da FUMEC.

 

  • 24 de fevereiro: 3ª CAMINHADA PELA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO DE CAMPINAS - Com carro de som. Grande Caminhada ao redor da Lagoa do Taquaral das 9h às 11h, saída do portão 02, estacionamento de entrada da Concha Acústica, com animadores e outros eventos ao longo do percurso.

 

Material de divulgação da 3ªCaminhada pela Erradicação do Analfabetismo de Campinas

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luz violeta passa a iluminar a sede da FUMEC localizada na Rua Antônio Cesarino, 985 - Centro - Campinas/SP

   

 

Luz violeta passa a iluminar o Paço Municipal. A cor violeta foi escolhida por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito.

      

 

Painel de divulgação com face dupla em frente ao Mercado Municipal. 

   

    

Painel de divulgação com uma face na Rua 13 de Maio no Centro (calçadão)

 

Painel de divulgação com face dupla na Praça Arautos da Paz, ao lado do Parque Portugal e da Lagoa do Taquaral.

   

 

Painel de divulgação com uma face na Av. Luiz de Tella (rotatória) na Cidade Universitária em Barão Geraldo.

 

Painel de divulgação com face dupla na Av. Albino José Barbosa de Oliveira (Estrada da Rhodia).

 

Divulgação do Mês Violeta com fixação de cartazes na parte interna de 450 ônibus de Campinas

 

Divulgação com panfletagem do Mês Violeta com pré-matrícula de interessados nos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAs) no Terminal Central

      

 

Divulgação com panfletagem do Mês Violeta com pré-matrícula de interessados nos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAs) no Terminal Barão Geraldo 

       

 

Divulgação com panfletagem do Mês Violeta com pré-matrícula de interessados nos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAs) no Terminal Padre Anchieta

      

 

Divulgação com panfletagem do Mês Violeta com pré-matrícula de interessados nos Programas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAs) na Rua Treze de Maio no Calçadão

    

 

Busca ativa de alunos com profissionais especializados, que estão nas cinco regiões de Campinas, especificamente nos chamados "bolsões censitários", locais onde se concentra a maior parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e pessoas não alfabetizadas.